SERRAS E ÁGUAS

Montanhas me movimentam. Movimentam músculos, ossos, serotoninas e endorfinas. Acima de certa altitude, onde a maioria da biota é invisível aí sim, com o coração batendo forte no peito, lutando pelo oxigênio, é que sentimos a imensidão do universo; o azul do céu torna-se incrivelmente azul, meio assim policromático, estonteante. O silêncio, esse diferente do silêncio zumbido, habitual, só se escuta na solitude da montanha. É o mais próximo da alma que já consegui alcançar. Mistura de magia, cansaço, hormônios, adrenalina, felicidade. Assim imagino felizes os monges tibetanos pois têm ali, à mão, ingredientes potencializadores que catalisam harmonicamente alma e assuntos terrenos. Mesmo aqui nas nossas não menos poderosas montanhas esse sentimento inunda. A presença do divino também se manifesta, agora diferente, mais sonoro e alegre. O azul torna-se verde, e o som de alguns seres que também só se escuta depois de alguma altitude se fazem presente. É só uma questão de percepção. Formada em canga, nossas montanhas, como magneto, nos prende e nos une a ela. É só deixar. E a canga, onde vivo, como nenhum outro tipo de solo, com afinidade aguçada pela água, a recebe desavergonhadamente, e entre suas entranhas a retém, amniótico, quente. Aqui e ali, insurgências brotam, deixando fluir seu caldo puro e cristalino, mineralizado, dito especial. A ferro e água.

Lucas Machado

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O DIA DA ALEGRIA!

E o Espírito de Deus pairava sobre as Águas!
Gênesis - Capítulo 1, versículo 2

E a água dos céus a todos limpará.
Lama Tagdra Rimpoche
Trecho da poesia/profecia de um monge tibetano, presente no livro “Regina – 2 de octubre NO SE OLVIDA” de Don Antônio Velasco Piña

Eram 4:30 da manhã e chovia! A água do céu também se manifestou! Abençoou o do Dia da Alegria, esse histórico 16 de maio de 2011!
Cedo começou o dia para muitos moradores de Casa Branca. Unidos, realizamos uma manifestação pacífica, bloqueando a via de ligação entre Casa Branca e Brumadinho. A partir de 5 horas, a Avenida Hum já estava fechada e uma ação educativa, com faixas, cartazes e panfletos iniciou-se no local.
Gente de todas as idades, brava gente de Casa Branca, que exemplo de mobilização, cidadania, união e força!
Esse dia entrará na história de Casa Branca! Essa luta é mais que nobre, é sagrada! Sem ÁGUA não há VIDA!
Bloqueada a avenida, os presentes se reuniram para orar! Deus está presente! A Mãe Divina está presente!
“Avatar” é realidade aqui! O filme que conta a luta de uma população nativa contra a mineração, na paradisíaca lua de Pandora, foi mencionado por algumas pessoas presentes na manifestação.
Por falar em filme, durante a mobilização da população na preparação do Dia da Alegria, na sexta-feira 13, foi exibido o documentário “Não Vale”, sobre a ação da companhia Vale, responsável pela mineração na Mina da Jangada. Neste filme são mostradas as ações contra a natureza e contra os seres humanos, feitos pela Vale, na região de Carajás no Pará até São Luis do Maranhão. Uma mostra de nosso “vizinho” que se diz bonzinho, a poderosa e cruel multinacional brasileira!
A imprensa esteve presente no Dia da Alegria, repórteres do “MG-TV” da Rede Globo e do jornal “Hoje em Dia” estiveram presentes no local e fizeram matérias sobre a manifestação. Mesmo com as dificuldades colocadas pelos seguranças da Vale, que tentaram barrar o acesso dos jornalistas ao lugar, foi feito o registro da situação do Poço Azul, que teve mais de 50% de leito reduzido! A imprensa pode testemunhar a devastação feita em uma região de rica vegetação e fauna, próximo às nascentes de Casa Branca, com a abertura de verdadeiras avenidas em plena mata.
Foi uma denúncia e uma demonstração de força de uma população unida e guerreira, pronta para defender o sagrado direito à vida! Essa foi mais uma vitória, mas a mobilização tem que ser constante! Orai e Vigiai! 
Parabéns Comunidade de Casa Branca! Parabéns Moradores da Jangada! Obrigado a Deus e à Mãe Divina!
ÁGUA É VIDA!

Endereço para assistir à reportagem do MG TV:

Nenhum comentário:

Postar um comentário