SERRAS E ÁGUAS

Montanhas me movimentam. Movimentam músculos, ossos, serotoninas e endorfinas. Acima de certa altitude, onde a maioria da biota é invisível aí sim, com o coração batendo forte no peito, lutando pelo oxigênio, é que sentimos a imensidão do universo; o azul do céu torna-se incrivelmente azul, meio assim policromático, estonteante. O silêncio, esse diferente do silêncio zumbido, habitual, só se escuta na solitude da montanha. É o mais próximo da alma que já consegui alcançar. Mistura de magia, cansaço, hormônios, adrenalina, felicidade. Assim imagino felizes os monges tibetanos pois têm ali, à mão, ingredientes potencializadores que catalisam harmonicamente alma e assuntos terrenos. Mesmo aqui nas nossas não menos poderosas montanhas esse sentimento inunda. A presença do divino também se manifesta, agora diferente, mais sonoro e alegre. O azul torna-se verde, e o som de alguns seres que também só se escuta depois de alguma altitude se fazem presente. É só uma questão de percepção. Formada em canga, nossas montanhas, como magneto, nos prende e nos une a ela. É só deixar. E a canga, onde vivo, como nenhum outro tipo de solo, com afinidade aguçada pela água, a recebe desavergonhadamente, e entre suas entranhas a retém, amniótico, quente. Aqui e ali, insurgências brotam, deixando fluir seu caldo puro e cristalino, mineralizado, dito especial. A ferro e água.

Lucas Machado

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestações pacíficas em Casa Branca

Dando voz à grande indignação frente à devastação ambiental, a agressiva atividade minerária e com tantas outras reivindicações populares em nossa região iremos realizar manifestações em Casa Branca durante este fim de semana.

1ª Manifestação este sábado às 14hs em defesa da serrinha, contra a Copasa, contra a Vale, a favor da maior atenção pelo poder público em toda a região da encosta da serra,por transporte público decente, por educação de qualidade, melhor distribuição da água, enfim infraestrutura urbana e rural e por aí vai, esta organizada pelo pesoal do Abrace a Serra da Moeda.
2ª Manifestação este domingo às 14hs em prol da preservação de nossas riquezas naturais, esta organizada pelo Movimento Águas e Serras de Casa Branca, Instituto Casa Branca e Casa Guará, ou seja, uma manifestação chamada pelos movimentos sociais de Casa Branca.

Fique por dentro e participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário