SERRAS E ÁGUAS

Montanhas me movimentam. Movimentam músculos, ossos, serotoninas e endorfinas. Acima de certa altitude, onde a maioria da biota é invisível aí sim, com o coração batendo forte no peito, lutando pelo oxigênio, é que sentimos a imensidão do universo; o azul do céu torna-se incrivelmente azul, meio assim policromático, estonteante. O silêncio, esse diferente do silêncio zumbido, habitual, só se escuta na solitude da montanha. É o mais próximo da alma que já consegui alcançar. Mistura de magia, cansaço, hormônios, adrenalina, felicidade. Assim imagino felizes os monges tibetanos pois têm ali, à mão, ingredientes potencializadores que catalisam harmonicamente alma e assuntos terrenos. Mesmo aqui nas nossas não menos poderosas montanhas esse sentimento inunda. A presença do divino também se manifesta, agora diferente, mais sonoro e alegre. O azul torna-se verde, e o som de alguns seres que também só se escuta depois de alguma altitude se fazem presente. É só uma questão de percepção. Formada em canga, nossas montanhas, como magneto, nos prende e nos une a ela. É só deixar. E a canga, onde vivo, como nenhum outro tipo de solo, com afinidade aguçada pela água, a recebe desavergonhadamente, e entre suas entranhas a retém, amniótico, quente. Aqui e ali, insurgências brotam, deixando fluir seu caldo puro e cristalino, mineralizado, dito especial. A ferro e água.

Lucas Machado

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Estande de Movimentos Sociais no Festival Arte e Gastrô


Em resposta à demanda levantada pela comunidade, o Festival e Arte e Gastrô, realizado pela Prefeitura de Brumadinho nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de junho, abriu espaço para a exposição dos trabalhos de movimentos sociais, associações e ONGs de Casa Branca. Em uma tenda localizada próxima ao Artesanato serão exibidos banners, fotos, panfletos e haverá mostra de vídeos, além de diálogo sobre os problemas e soluções para o bem comum da localidade. O Movimento Águas e Serras de Casa Branca estará representado neste espaço, fazendo um resgate histórico de sua atuação a partir de 2011, junto ao recente criado Vigilantes da Água. Também estarão presentes o Instituto Casa Branca, a Casa Guará e a ARCA Amaserra.

Desde 2006, a população de Casa Branca está se envolvendo com a preservação de suas nascentes que estão sendo degradadas em função das atividades de mineração e expansão imobiliária desordenada.

Nos últimos dois anos o movimento se organizou e fortaleceu, atuando em diversas frentes como na participação em Audiências Públicas, manifestações pacíficas, e na realização de caminhadas e eventos como as Tardes Festivas, Bloco de Carnaval Unidos por Casa Branca, shows, entre outros. Todas as ações têm como objetivo sensibilizar e convocar a comunidade para agir em defesa do meio ambiente, com foco especial para a água.

O Movimento não é contra o desenvolvimento econômico, mas reforça a necessidade que este crescimento seja planejado e que sejam respeitadas todas as formas de vida.

Para mais informações, acesse:

1) aguasdecasabranca.blogspot.com ou ligue para Maíra (31) 9621-2991. Curta no Facebook a página “Movimento pelas Águas de Casa Branca, Brumadinho MG”.

2) institutocasabranca.blogspot.com ou ligue para Lorena (31) 8889-9192. Curta no Facebook a página "Instituto Casa Branca".

3) www.casaguara.org.br ou ligue Zé Carlos (31) 3575-3464 ou 9968-4771.

4) www.arcaamaserra.org ou ligue para Simone (31) 8413-9494. Curta no facebook a página "Arca Amaserra Arca".

Nenhum comentário:

Postar um comentário