SERRAS E ÁGUAS

Montanhas me movimentam. Movimentam músculos, ossos, serotoninas e endorfinas. Acima de certa altitude, onde a maioria da biota é invisível aí sim, com o coração batendo forte no peito, lutando pelo oxigênio, é que sentimos a imensidão do universo; o azul do céu torna-se incrivelmente azul, meio assim policromático, estonteante. O silêncio, esse diferente do silêncio zumbido, habitual, só se escuta na solitude da montanha. É o mais próximo da alma que já consegui alcançar. Mistura de magia, cansaço, hormônios, adrenalina, felicidade. Assim imagino felizes os monges tibetanos pois têm ali, à mão, ingredientes potencializadores que catalisam harmonicamente alma e assuntos terrenos. Mesmo aqui nas nossas não menos poderosas montanhas esse sentimento inunda. A presença do divino também se manifesta, agora diferente, mais sonoro e alegre. O azul torna-se verde, e o som de alguns seres que também só se escuta depois de alguma altitude se fazem presente. É só uma questão de percepção. Formada em canga, nossas montanhas, como magneto, nos prende e nos une a ela. É só deixar. E a canga, onde vivo, como nenhum outro tipo de solo, com afinidade aguçada pela água, a recebe desavergonhadamente, e entre suas entranhas a retém, amniótico, quente. Aqui e ali, insurgências brotam, deixando fluir seu caldo puro e cristalino, mineralizado, dito especial. A ferro e água.

Lucas Machado

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Rede e Feiras de Trocas

Para fortalecer o espírito de coletividade e promover a economia solidária, estamos realizando em todos primeiro sábado de cada mês às 16hs uma Feira de Trocas no espaço da Sorveteria, Bambuzeria e Flora. Gostaríamos que todos que se interessarem participem, pois é totalmente aberta ao público e principalmente aos moradores de Casa Branca.
Nossa intenção é realizar trocas não só de roupas, sapatos e utensílios, mas de tudo, inclusive de serviços. Traga filmes, livros, artesanato, receitas, mão de obra para todos os tipos de trabalho... enfim. Venha e descubra a infinidade de possibilidades que uma feira como essa pode desabrochar!
Futuramente sonhamos em ter um grande caderno de classificados de trocas em Casa Branca, de forma que todos possam ter a lista de quais os serviços e variedades que estão disponíveis e com uma moeda comum e alternativas, possamos promover trocas de formas interessantemente alternativas!

Grande abraço,

Organizadores da Rede de Trocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário